Roteiro em São Martinho com visita ao café colonial Fluss Haus

Uma cidade no interior de Santa Catarina, mais especificamente na microrregião de Tubarão, vem se destacando pelo turismo rural, religioso e gastronômico.

São Martinho é um município de lindas cachoeiras que vem atraindo muitos turistas devido as suas semelhanças ao vale europeu.

são martinho

A gastronomia destaque-se através de dois locais de culinária diferenciada. O restaurante de comida caseira Salto do Rio Capivara e o café colonial Fluss Haus.

Ambos proporcionam aos seus visitantes uma experiência com momentos de lazer em um ambiente que une natureza e gastronomia de ótima qualidade.

Em seguida, descrevo um roteiro com alguns passeios que realizamos pela cidade e vale a pena você conhecer.

Rumo a São Martinho

Nosso ponto de partida rumo a São Martinho foi Florianópolis.

Há duas opções de rodovias para chegar até o município. Você pode ir pela BR-101 e entrar em Tubarão, ou pela BR-282 e seguir por São Bonifácio.

são martinho

Pela BR-101 você levará cerca de 30 minutos a mais, porém a estrada é bem melhor comparada a segunda opção, onde o trecho de chão batido dificulta bastante, principalmente em dias de chuva.

Já realizamos essa viagem três vezes e utilizamos os dois percursos, e definitivamente prefiro ir pela BR-101, mesmo levando mais tempo. E também a parada no Engenho Lanches da BR-101 em Paulo Lopes é sempre ótima.

são martinho

Geralmente fizemos esse passeio bate e volta, e sempre conseguimos aproveitar bastante as atrações, porém nada impede de passar uma noite na Pousada Alto São Martinho e aproveitar a bela cachoeira e trilhas ali situadas.

Centro de São Martinho

Chegamos a São Martinho por volta das 12h e fomos ao centro do município para mostrar aos familiares.

Como na maioria dos centrinhos de interior, o passeio se resume em conhecer a igreja, a pracinha e o comércio local. Parece simples, porém muitas vezes é a simplicidade que marca uma viagem.

são martinho

A Valentina adorou, pois encontrou no parquinho seu brinquedo favorito, o escorregador.

Santuário Diocesano de Albertina Berkenbrock

Um passeio que já fizemos, há alguns anos, porém não fomos nessa oportunidade, foi conhecer na comunidade de São Luiz o Santuário Diocesano de Albertina Berkenbrock.

Para quem não conhece a história de Albertina Berkenbrock, ela era filha de imigrantes alemães, que foi assassinada aos doze anos de idade ao resistir uma tentativa de estupro.

O primeiro sinal da santidade de Albertina ocorreu já no dia de sua morte. Segundo consta, o sangue jorrava de seu pescoço sempre que o agressor, ex-empregado do seu pai, aproximava-se do caixão.Fonte: http://www.saomartinho.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2497

O processo de beatificação da menina já está em Roma, protocolado na Congregação para as Causas dos Santos. Ela pode vir a ser a primeira Santa genuinamente brasileira, isto é, nascida em território nacional.” Fonte: http://www.saomartinho.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2497

São Martinho se destaca pela religiosidade, tanto que o distrito de Vargem do Cedro é considerado pelo Vaticano a capital mundial das vocações.

Restaurante Salto do Rio Capivara

Dando continuidade ao passeio, a próxima parada foi no restaurante Salto do Rio Capivara.

Já almoçamos algumas vezes lá e é ótimo. Comida caseira sensacional. Recomendo.

são martinho

Porém como nosso objetivo dessa vez era almoçar no Fluss Haus, fizemos uma parada no Salto do Rio Capivara para observar a cachoeira localizada ao fundo do restaurante. O acesso à cachoeira é livre, sem a necessidade de passar por dentro do restaurante.

O legal de almoçar no Salto do Rio Capivara é que além de compartilhar uma linda paisagem durante a refeição, posteriormente você pode usufruir da sala de jogos disponibilizada no ambiente inferior ao restaurante.

são martinho

O local também possui uma piscina, porém não estava funcionando nessa nossa visita.

Café Colonial Fluss Haus

Uma casa rural localizada no distrito de Vargem do Cedro vem se destacando pelo seu café colonial, fábrica de biscoitos artesanais e ambiente diferenciado.

são martinho

Pode-se dizer que o café colonial Fluss Haus é a cereja do bolo no passeio por São Martinho.
Você tem a opção de ir para o almoço que é servido até às 15h ou para o café colonial a partir desse mesmo horário.

Uma dica para quem irá visitar o local nos finais de semana é fazer reserva antecipada, pois nesse período muitos turistas frequentam o ambiente, e sem reserva você poderá esperar bastante tempo para conseguir uma mesa.

Informações e reservas: (48) 3053-4698 / 3053-4699
contato@flusshaus.com.br

Tanto o almoço como o café colonial é muito bem organizado e variado. No almoço você poderá experimentar pratos da culinária alemã, como chucrute e marreco recheado. Já no café colonial o destaque fica por conta das deliciosas tortas doces e salgadas.

são martinho

O ambiente externo traz algumas atrações para as crianças, como brincar pelos jardins floridos e na casa de bonecas.

Mas o destaca está no rio que passa pela frente da casa e está repleto de carpas.

É possível colocar moedas em um tipo de baleiro, porém em vez de receber balas você ganha um punhado de ração para alimentar os peixes. A Valentina se divertiu como nunca. Com certeza ela deixou os peixes bem alimentados.

são martinho

Para finalizar você pode visitar a loja e comprar bolachas decoradas artesanalmente ou tomar um chopp gelado no Bierplatz.

Gravatal

Outro passeio que é muito procurado na região são as águas termais de Gravatal.

As águas termais de Gravatal são conhecidas mundialmente por ter propriedades terapêuticas e medicinais exclusivas.

são martinho


Dica:
Como os municípios de Gravatal e São Martinho são bem próximos, muitas pessoas aproveitam sua estadia nos hotéis termais de Gravatal para fazer um passeio por São Martinho.
No artigo Uma Gestante em Gravatal – Cabanas Termas Hotel descrevo em detalhes uma pousada muito legal na cidade.

Conclusão

Com essas dicas você e sua família irão aproveitar ao máximo o que a região oferece.

Sempre que temos uma oportunidade visitamos essas cidades e nunca nos desapontamos. Realmente é um passeio que vale a pena fazer.

Espero que tenham gostado do artigo e se possível compartilhe com seus amigos através de sua rede social.

Leandro Bolsoni

Leandro Bolsoni

Formado em Administração e Gestão em Tecnologia da Informação, é um entusiasta por viagens e todo planejamento que envolve esse entretenimento. Criador do blog Valentina na estrada, que tem o objetivo compartilhar informações de experiências obtidas em suas viagens em família.
Leandro Bolsoni

2 thoughts on “Roteiro em São Martinho com visita ao café colonial Fluss Haus

  1. Eu estava la nesse dia, foi muito bom o nosso programa em familia.
    Leandro parabéns pelas informações, ficou 10.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *