Praias de Santa Catarina com Certificado Bandeira Azul

Recentemente fomos passear na praia de Palmas e na Lagoa do Peri. Ambas conquistaram o certificado internacional bandeira azul para temporada 2015/2016. [Atualização: Conquistaram novamente para temporada 2016/2017]

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental. Para obter o selo o gestor público deve cumprir critérios relacionados as áreas de Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Segurança e Serviços.

Ao cumprir esses critérios a praia ou marina que participa do programa solicita junto ao FEE – Foundation For Environmental Education – e ao IAR – Institutos Ambientais em Redes – a certificação.

praias de santa catarina

Palmas é uma praia que frequentamos constantemente, então já conhecemos as suas qualidades e essa conquista não nos surpreendeu.

A Lagoa do Peri é bastante conhecida em Florianópolis, e já fomos algumas vezes passear por lá, porém fazia algum tempo que não frequentávamos o local, então essa certificação teve certa surpresa, nos deixando felizes por saber que há pessoas preocupadas com as questões ambientais e estruturais da lagoa.

Praia de Palmas

Domingo de sol e calor pede um #partiupraia. Acordamos bem cedo e com todos ainda um pouco sonolentos seguimos em direção a praia de Palmas.

A praia fica localizada em Gov. Celso Ramos na Grande Florianópolis. Como moramos em São José, cidade ao lado de Florianópolis, essa praia sempre é nossa opção número um, já que no verão, Floripa fica um caos com filas para todos os lugares.

Em pouco mais de 40 minutos chegamos ao destino, e a Rua dos Gerânios, onde geralmente estacionamos o carro ficando a 20 metros da areia, estava tranquila.

Ao pisar na areia já é possível ver uma placa informativa sobre a certificação bandeira azul que a praia detém. Ótimo! Esperamos que as autoridades e a população continuem atuando positivamente na região, e fiscalizando para que novos empreendimentos sejam construídos seguindo normas e padrões para preservar o meio ambiente.

praias de santa catarina

Fizemos todo o ritual praieiro, organizando nosso espaço na areia, e logo já estávamos aproveitando o mar.

Como de costume a praia no geral estava muito limpa e o mar ótimo, com uma coloração de destaque e boa temperatura, porém um pouco agitado com pontos de bandeira vermelha. Respeitar os locais para banho é sempre uma boa dica para não ter surpresas indesejáveis.

praias de santa catarina

Foi a segunda vez que levamos a Valentina para a praia, e nesse passeio me parece que ela não estava tão tensa. Agora, como ela já fica sentada sozinha a brincadeira está mais divertida e estamos aproveitando cada vez mais.

praias de santa catarina

Foi uma manhã de bastante interação e diversão, na companhia dos nossos compadres.

Uma pena a praia não ter pontos de sombra, pois logo tivemos que recolher os guarda-sol e partir, para a Valentina não pegar o sol mais forte do dia.

Palmas é uma praia que vem se desenvolvendo, então ainda faltam opções de restaurantes e ambientes para passar o almoço, como refúgio do sol.

Mas creio que com essa visibilidade trazida por esse certificado, novos investimentos serão feitos na região e logo teremos um comércio mais abrangente e diversificado para receber os visitantes.

Lagoa do Peri

Passado uma semana fomos a Florianópolis passear em outro local que possui o certificado internacional bandeira azul.

praias de santa catarina

Trata-se do parque municipal da Lagoa do Peri. Ficamos tão empolgados com a estrutura do lugar, para levar bebês e crianças, que resolvi fazer um artigo somente sobre esse local.

Leia nosso artigo completo sobre o parque municipal da Lagoa do Peri em Florianópolis.

Definitivamente, é um ambiente onde aproveitaremos bastante com a Valentina, pois não fica tão longe de nossa residência, possui sombra de árvores, água própria para banho e monitorada a cada duas semanas, banheiros e fraldário, parquinho, restaurante e contato com a natureza. Ótimo para passar um dia em família.

praias de santa catarina

Esperamos que os governantes continuem cuidando e monitorando o parque para manter o certificado, e mais importante que isso, preservando a natureza que foi tão generosa com esse local.

Leia também:

Parque Municipal da Lagoa do Peri – Florianópolis

Leandro Bolsoni

Leandro Bolsoni

Formado em Administração e Gestão em Tecnologia da Informação, é um entusiasta por viagens e todo planejamento que envolve esse entretenimento. Criador do blog Valentina na estrada, que tem o objetivo compartilhar informações de experiências obtidas em suas viagens em família.
Leandro Bolsoni

4 thoughts on “Praias de Santa Catarina com Certificado Bandeira Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *