Um passeio na Praia de Sambaqui em Florianópolis

Falar da praia de Sambaqui me faz relembrar uma infância onde passamos momentos incríveis em família. Lembro-me do meu avô pescando garoupa nas pedras da ilha, eu mergulhando de cima de um barco de pescador com meu pai, da família reunida embaixo de uma árvore comendo sanduíche, e tantas outras recordações.

Passado alguns anos, com todo crescimento populacional e imobiliário, a região conseguiu manter seus traços culturais.

praiadesambaqui

Toda a região, incluindo Santo Antônio de Lisboa, está muito bem cuidada e organizada, proporcionando aos visitantes uma ótima experiência, tanto gastronômica como cultural.

Fazia um bom tempo eu não visitava a região, então eu estava decidido a pegar o carro no primeiro final de semana de tempo bom e levar minha esposa e a Valentina a passear por Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, três praias localizadas em direção ao norte da ilha de Florianópolis.

Sesc Cacupé

Nossa primeira parada já foi para o almoço, pois, diferente de outros passeios, saímos tarde de casa. A escolha foi o Sesc de Cacupé, onde somos associados, e sempre é um ótimo lugar para passar momentos em família, por toda a estrutura que envolve o local.

sesccacupe

Após o almoço partimos para nosso destino principal, a Praia de Sambaqui.

Trafegando de carro pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, fiquei feliz de ver que a região está muito bem cuidada, com suas casas na arquitetura estilo açoriana preservadas, estradas muito bem conservadas, e os traços culturais ainda bastante presente.

Praia de Sambaqui

Chegando ao local, fiquei impressionado de ver que tudo estava como antes, claro que com algumas modernizações, mas sem perder as tradições e os pontos marcantes da região.

Saímos do carro e fomos em direção à ilha onde eu pescava nas pedras. Uma mudança era notável, a velha cruz no meio das árvores, dava lugar a uma revitalização, com nova praça e uma cruz mais imponente.

praia de sambaqui

praia de sambaqui

As tradicionais casas de pescadores se fazem presente, abrilhantando o cenário.

Caminhando pela rua logo a encontramos, na janela, recebendo os visitantes com toda sua simpatia. Trata-se da Maricota, personagem do folclore do Boi-de-Mamão, manifestação açoriana que leva alegria por onde passa.

praia de sambaqui

Hoje o Casarão Cultural de Sambaqui é também ocupado pela Associação do Bairro de Sambaqui, que faz um excelente trabalho social, apoiando a comunidade e preservando a cultura da região.

valentinanaestrada56

Dentro do casarão se pode apreciar o tradicional e belo trabalho das Rendeiras do Sambaqui. Ao entrar no local fomos recebidos com muita simpatia pelas senhoras que estavam trabalhando em suas rendas de bilro.

praia de sambaqui

Atravessando a rua temos a praia de mar calmo e pouca extensão. As árvores ainda fazem uma excelente sombra para abrigar os visitantes em um dia de sol. Estava um dia típico de verão, com crianças brincando no parque e mergulhando na praia, adultos jogando frescobol na areia e as famílias reunidas conversando em um clima agradável.

praia de sambaqui

Após apreciar toda a região, fomos em direção a Santo Antônio de Lisboa, tomar café no FairyLand Cupcakes e fechar o dia com chave de ouro. Nesse café gourmet você encontrará um excelente ambiente, com ótimo atendimento e um dos melhores Caramel Moka Shake e CupCakes da cidade. Recomendamos!

praia de sambaqui

Assim passamos mais um dia na estrada, aproveitando o que a vida nos proporciona de melhor, passear.

Você já conheceu Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa? Deixe seu comentário contando sua experiência.

Leia também:

Praias Bandeira Azul em Santa Catarina
Parque Municipal da Lagoa do Peri – Florianópolis
5 passeios em Florianópolis com crianças
Guia Prático: Florianópolis com crianças

Leandro Bolsoni

Leandro Bolsoni

Formado em Administração e Gestão em Tecnologia da Informação, é um entusiasta por viagens e todo planejamento que envolve esse entretenimento. Criador do blog Valentina na estrada, que tem o objetivo compartilhar informações de experiências obtidas em suas viagens em família.
Leandro Bolsoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *