Parque Municipal da Lagoa do Peri – Florianópolis

Com constantes dias de sol em Floripa, resolvemos visitar o Parque Municipal da Lagoa do Peri.

Fazia anos que não íamos nesse local, porém agora que a premiação da lagoa com o certificado bandeira azul e com a busca por um lugar com águas tranquilas e sombra para a Valentina, resolvemos voltar e ver como estava sua nova estrutura.

lagoa do peri

A Lagoa do Peri fica localizada no sul da Ilha de Florianópolis, um lugar de belas paisagens e ótimas praias, porém como de costume, de muitas filas em horários de pico. Por isso, saímos bem cedo de casa, afim de não pegar trânsito e também conseguir uma boa vaga para estacionar o carro dentro do parque, que é algo bem concorrido.


Dependendo do local de partida para seguir em direção ao sul da ilha, a dica é sair cedo para voltar cedo, assim não pegará fila em ambos os sentidos, principalmente para quem está no centro ou parte continental de Florianópolis.

Outra dica é reservar um tempo para parar no mirante da praia do Morro das Pedras, que fica no caminho para nosso destino final, o Parque Municipal da Lagoa do Peri. Você terá a chance de contemplar essa magnífica paisagem no início da manhã.

lagoa do peri

Chegamos ao parque por volta das 08h30min, estacionamos o carro em uma das poucas vagas que ainda restavam dentro do parque e seguimos andando entre árvores e cantos de cigarras pelo curto caminho até chegar à lagoa.

lagoa do peri

Estava ventando bastante, o que não é comum para um lugar que é protegido por morros, mas como estava bem calor o vento ajudou, refrescando o dia.

Nos acomodamos em um local de frente para a lagoa, aproveitando o sol e a sombras das árvores. Nessa hora a Valentina já fazia festa, sentada em uma canga, só esperando a hora de entrar na água.

lagoa do peri

Hora do banho! A temperatura da água estava boa, uma coloração escura, típico do lugar, mas tranquilo por saber que quinzenalmente é feito avaliação de qualidade. A Valentina aproveitou bastante, tanto em sua boia, como sentada na beira da lagoa. E naquele descuido para a foto, a esperta colocou sua primeira mão cheia de areia na boca. Mas tudo resolvido.

lagoa do peri

De tanto brincar, a pequena cansou e dormiu em uma cama que improvisamos debaixo da sombra de uma árvore. Nesse momento aproveitamos para comprar um picolé vendido nos carrinhos à moda antiga por um tiozinho animado.

lagoa do peri

Esperamos ela acordar naturalmente, isso era 11h30min, recolhemos as coisas e partimos para o restaurante almoçar. Lá pedimos uma anchova grelhada que foi bem servida para duas pessoas.

No geral, a estrutura do parque está receptiva para pais, crianças e bebês. O lugar conta com banheiro e fraldário, mesas espalhadas pelas sombras do parque, restaurante, parque infantil, academia da terceira idade, aluguel de caiaque e ótimo ambiente para prática de stand up paddle. Perfeito para passar um dia em família e se divertir.

lagoa do peri

lagoa do peri

lagoa do peri

lagoa do peri

Fomos embora por volta das 13h30min, sem pegar fila, porém, quem estava no sentido contrário já enfrentava um congestionamento de uns 7 km, a partir do trevo do rio Tavares. Nessa hora vejo que vale o esforço de acordar cedo.

Leia também:

Praias Bandeira Azul em Santa Catarina
5 passeios em Florianópolis com crianças

Leandro Bolsoni

Leandro Bolsoni

Formado em Administração e Gestão em Tecnologia da Informação, é um entusiasta por viagens e todo planejamento que envolve esse entretenimento. Criador do blog Valentina na estrada, que tem o objetivo compartilhar informações de experiências obtidas em suas viagens em família.
Leandro Bolsoni

2 thoughts on “Parque Municipal da Lagoa do Peri – Florianópolis

  1. Quero saber se para entrar no parque tem que pagar, e se o para fazer o touro pelas trilhas e cachoeira tem que pagar. Desde já agradeço

    1. Olá Ana, tudo bem?

      Não é necessário nenhum pagamento para entrar no parque e nas trilhas.

      Tenha um ótimo passeio e qualquer dúvida só nos contatar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *