Viagens com crianças: incrível e desafiador

As viagens com crianças nem sempre são fáceis e muitos pais desistem de viajar por medo ou dificuldade de enfrentar situações atípicas às suas rotinas.

Realmente somos desafiados em cada situação inesperada, porém superando essas circunstâncias e aproveitando o lado bom de uma viagem, você passará por experiências fantásticas com seus filhos.

viagens com crianças

Abaixo descrevo dicas para superar os momentos desafiadores, intercalando com momentos incríveis que nos motiva a embarcar nessa experiência memorável em família.

[Desafiador] Hora de viajar: Apreensão no avião

Essa sem duvida é uma etapa da viagem que nos deixa bastante ansiosos.

Quando nós realizamos a primeira viagem de avião com a Valentina ficamos muito apreensivos em como ela iria se comportar e como nós iríamos reagir caso ocorresse alguma situação atípica, como por exemplo, um choro constante.

viagens com crianças

Porém com alguns procedimentos utilizados, a viagem foi um sucesso. Confira mais detalhes no artigo Viajando de avião com bebê de 5 meses.

Primeiro de tudo, mantenha a calma nas situações que possam ocorrer e foque sempre em resolver o problema do seu filho. Passageiros costumam não gostar de crianças chorando no avião, mas se você se preocupar com essa situação irá desviar o seu objetivo, ajudar seu filho.

Para os bebês tente conciliar o voo com a hora da alimentação ou sono. Caso não seja possível dê a chupeta a ele bebê, pois isso diminui bastante o incômodo da altitude. A pediatra da Valentina também sugeriu colocar algodão nos ouvidos.

Para as crianças nunca esqueça de jogos e atividades de entretenimento, como games interativos e desenhos animados em tablets, ou jogos de cartas e livros de pintura. Levar um brinquedo novo talvez seja interessante, pois despertará a curiosidade da criança com a novidade!

[Incrível] Momentos inesquecíveis na quebra da rotina

Os dias que antecedem uma viagem deixam todos aqui em casa muito animados, principalmente por saber que estaremos prestes a passar mais tempos juntos, fazendo atividades totalmente diferentes das nossas rotinas, apreendendo coisas novas e conhecendo lugares diferentes.

viagens com crianças

São momentos que lembraremos para sempre, seja por algum fato engraçado que nos envolvemos ou por um passeio surpreendente e inesquecível. Uma viagem sempre irá marcar nossas vidas.

[Desafiador] Ansiedade: como será o comportamento da criança em um determinado lugar

Essa é uma situação que enfrentamos constantemente, seja em um restaurante ou durante um passeio.

Nunca sabemos como a Valentina irá se comportar ou precisar de algum serviço que o ambiente não disponibiliza, ou ainda, se adaptar ao lugar para que possamos passar alguns momentos agradáveis e sem surpresas.

viagens com crianças

Porém isso vem diminuindo consideravelmente com uma tática que estamos adotando. Isso serve para bebê e especialmente para crianças.

Sempre no planejamento da sua viagem dedique um tempo na pesquisa por restaurantes ou passeios que tenham estrutura dedicada às crianças.

Hoje muitos restaurantes já perceberam essa demanda e trazem ambientes personalizados e de entretenimento para as elas, além de cardápio kids.

Para os bebês pesquise se o local tem espaço família, isso lhe auxiliará em muitas situações.

[Incrível] Aprendizado na prática

Acho magnífico pensar que muitas coisas que aprendemos nas aulas de geografia ou história possam ser vivenciadas na prática.

viagens com crianças

Lembro quando pequeno de estudar sobre a ocupação do litoral catarinense pelos portugueses e ficar fascinado com as gravuras que vinham nos livros de história.

Um dia meus pais me levaram para conhecer uma das fortalezas que fez parte dessa história, e todo o passeio me deixou muito animado e ampliou consideravelmente minha visão sobre o assunto.

Então, imagina proporcionar esses momentos para o seu filho, unindo seus conhecimentos escolares com lugares que proporcionem interação com a prática.

[Desafiador] Depressão pós-viagem e [Incrível] Planejar a próxima viagem

A depressão pós-viagem é muito comum quando voltamos para casa e para nossas rotinas. Aquela vontade de voltar ao lugar onde viajou, das atividades que realizou, dos momentos que passou etc, etc, etc…

viagens com crianças

Mas não podemos nos deixar abalar e precisamos retomar a motivação para continuar nossas vidas.

A melhor maneira de superar esse sentimento é iniciar um novo planejamento para viver essa experiência viajante novamente.

Então comece a planejar sua próxima viagem, mesmo que de modo tímido, já vá procurando por novos destinos, novos objetivos, novas formas de alcançar seu próximo sonho.

E compartilhe tudo isso com seu filho, pois com certeza ele será o primeiro a perguntar quando será a próxima viagem.

Gostou das dicas? Que tal compartilhar essas informações com outros pais. Para isso utilize os botões coloridos ao lado.

Leia também:

Checklist de viagem: não saia de casa antes de fazê-lo
Roteiro de Viagem e sua importância. Faça o seu! Modelo em Excel
5 Blogs de Viagem com Crianças que você precisa seguir

Leandro Bolsoni

Leandro Bolsoni

Formado em Administração e Gestão em Tecnologia da Informação, é um entusiasta por viagens e todo planejamento que envolve esse entretenimento. Criador do blog Valentina na estrada, que tem o objetivo compartilhar informações de experiências obtidas em suas viagens em família.
Leandro Bolsoni

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *